Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre BPA aumenta o risco de asma na infância.
Um estudo do Centro de Saúde Ambiental da Infância, em Columbia, relatou, pela primeira vez, uma associação entre a exposição ao bisfenol A (BPA) na primeira infãncia e o elevado risco de desenvolver asma logo depois. O BPA é um dos componentes de alguns plásticos e resinas. Os resultados foram publicados na edição de março da "Journal of Allergy and Clinical Immunology".
- A prevalência de asma cresceu dramaticamente nos últimos 30 anos, o que sugere que algumas exposições ambientais ainda não reveladas podem ter implicação na doença. Nosso estudo indica que um desses ingredientes é o BPA - diz a professora Kathleen Donohue, professora de Medicina na Universidade de Columbia.
Os pesquisadores seguiram 568 mulheres relacionadas no estudo sobre exposição ambiental "Mães e Recém-nascidos". A exposição ao BPA foi determinada por amostras de urinas das mães no terceiro trimestre de gravidez e em crianças em idades de 3, 5, e 7 anos. Os médicos diagnosticaram asmas em crianças dos 5 aos 12 anos, baseados em sintomas da doença, um teste pulmonar e histórico médico, além de um questionário para avaliar a respiração.
A conclusão foi que a exposição ao BPA após o nascimento estava associada à asma e à respiração cansada, arquejante. Já a exposição durante o terceiro trimestre de gravidez foi inversamente associada ao risco de respiração asmática nível 5. Mas em todas as fases, em mais de 90% das crianças do estudo foram detectados níveis de BPA no organismo, o que, no entanto, não significa que todas irão desenvolver a doença.
- Assim como fumar aumenta o risco de câncer no pulmão, mas nem todos que fumam têm câncer, nem todas as crianças expostas ao BPA terão asma - explica Donohue, ressaltando que o mecanismo biológico por trás dessa conexão não está clara.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/bpa-aumenta-risco-de-asma-na-infancia-7706968#ixzz2NESTHpPm
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário
Postar um comentário