Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Tratar a asma só com remédios para aliviar crise não controla a doença.
Acordar à noite com falta de ar ou crise de tosse pelo menos uma vez por semana, ter chiado no peito e a necessidade de usar remédios de alívio mais que duas vezes por semana são situações que o asmático considera normais.
Mas, segundo o pneumologista Roberto Stirbulov, esses fatores não são normais porque mostram que a asma não está controlada.
Há dois tipos de medicamentos inalatórios, os broncodilatadores e os profiláticos. Estes primeiros têm ação rápida e são usados principalmente para aliviar as crises porque relaxam a musculatura dos brônquios, facilitando a passagem do ar.
Mas esses medicamentos não controlam a doença, apenas aliviam os sintomas. Por isso, os remédios de uso contínuo são mais indicados porque melhoram a inflamação e previnem as crises.
Além disso, esses medicamentos profiláticos reconstituem o tecido dos brônquios, que sofre alterações com as recorrentes crises de asma.
A asma é uma doença inflamatória crônica nas vias aéreas. Quando os brônquios inflamam, seus músculos se contraem e ficam mais estreitos e inchados. Ao mesmo tempo, a produção de secreção no pulmão aumenta e tudo isso dificulta a passagem de ar, dificultando a respiração.
As crises de asma podem ser desencadeadas por infecções, mudanças no tempo, cigarro, animais com pelo, poeira, pólen, produtos químicos, antiinflamatórios e outros fatores, como resfriado, cheiro forte, produtos derivados do petróleo ou até mesmo emoções positivas ou negativas.
A doença atinge de 8% a 10% da população brasileira e está entre as principais causas de internação entre crianças de até 6 anos. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por conta da asma.
Não tem cura, mas o tratamento é fundamental para prevenir as crises, retardar e reverter parcialmente a alteração.
O controle da doença permite que os asmáticos tenham uma boa qualidade de vida, podendo desenvolver atividades físicas e profissionais sem limitações.
A dica da pediatra Ana Escobar é fazer um acompanhamento médico, praticar atividade física e evitar poeira, ácaro, mofo e pelos de animais nas casas com asmáticos.
rede privada CREDENCIADA NO PROGRAMA SAÚDE NÃO TEM PREÇO | |
Medicamento incluído no programa | Apresentação do remédio |
Brometo de ipratrópio | 0,02 mg 0,25 mg |
Dirpoprionato de beclometasona | 200 mcg/dose 200 mcg/cápsula 250 mcg 50 mcg |
Sulfato de salbutamol | 100 mcg 5 mg/ml |
Desde o dia 4 de junho deste ano, três medicamentos para asma estão disponíveis gratuitamente nas farmácias populares e nas farmácias privadas credenciadas no programa Saúde Não Tem Preço. As farmácias que fazem parte do programa têm o cartaz "Aqui tem farmácia Popular".
rede própria do governo | |
Sulfato de salbutamol | 2mg 2mg/5m |
Os princípios ativos dos remédios são: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. O farmacêutico pode orientar os pacientes quanto as diferentes marcas disponíveis com esses princípios ativos.
Porém, apenas o médico deve ser consultado quanto ao tipo de apresentação mais adequada para cada caso. O pneumologista Roberto Stirbulov explica que dois componentes são para aliviar os sintomas e o outro ajuda a prevenir as crises. Ele reforça que é importante sempre ter orientação médica.
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário
Postar um comentário