Curta e Siga


Asma e animais de estimação





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Asma e animais de estimação.




A asma é um estreitamento dos canais que levam o ar aos pulmões, chamados brônquios. Durante uma crise asmática, podem ocorrer contrações ou broncoespasmos, que dificultam a passagem de ar, causando uma sensação de sufocamento ou falta de fôlego. 

Além disso, para o asmático, é mais fácil expirar do que inspirar. Assim, o desconforto respiratório é agravado pelo ar viciado que permanece nos pulmões. A doença costuma ser desencadeada por alergias diversas ou mesmo por situações que causem ansiedade, estresse emocional ou cansaço físico. Normalmente, gripes e resfriados tendem a agravar o quadro. 

Geralmente, quem sofre com cães e gatos em casa tem a alergia respiratória, que pode se manifestar pela rinite ou asma. As substâncias que causam a alergia se chamam alérgenos e, neste caso específico, eles são provenientes do pelo dos animais, da saliva e da descamação do epitélio. No entanto, também podem ser originados do sangue, urina e outras secreções.

A convivência entre asmáticos e animais de estimação depende muito de paciente para paciente, mas caso a piora dos sintomas seja muito evidente no convívio com os animais e for confirmada a alergia a eles, esta relação talvez tenha que ser cortada. Porém, antes de sair procurando um novo lar para o seu animal de estimação, procure um médico e defina se esta atitude deve ser tomada.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário