Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Tratamento não-medicamentoso da asma.
Em relação aos fatores não-medicamentosos e profiláticos, referentes ao controle ambiental, ressalta-se a importância de medidas restritivas como a retirada de carpetes, tapetes, cortinas, almofadas, bichos de pelúcia; evitar varrer a casa, passando, portanto, um pano úmido no chão; evitar produtos com cheiro (odor) forte; limpar constantemente a poeira dos móveis, também com pano úmido; evitar a presença de animais – cachorros e gatos, principalmente – em ambiente domiciliar, evitar inalar a fumaça do cigarro, aqui se inclui evitar fumar próximo de pessoas asmáticas.
Preconiza-se uma abordagem equipe multidisciplinar, realizada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais. O papel do fisioterapeuta consiste na avaliação e prescrição de exercícios respiratórios para fortalecimento da musculatura, cujos objetivos são a melhora da ventilação, auxiliar no relaxamento dos músculos respiratórios, higienização das vias aéreas, melhorar a qualidade de vida do paciente. Os principais exercícios respiratórios são manobras de desobstrução brônquica, drenagem postural e inalações, com estímulo de tosse se necessário, alongamentos, exercícios aeróbicos, exercícios respiratórios reexpansivos, acompanhamento da evolução do fluxo respiratório.
Em alguns casos, o fisioterapeuta poderá lançar mão do oxímetro, realizar exercícios de higiene brônquica, aspiração de secreção brônquica (catarro). Poderá ser indicado, ainda, incentivadores respiratórios, respiradores mecânicos não-invasivos. Pensando na visão do indivíduo como um todo, e não apenas como um pulmão ou um paciente asmático, prescreve-se exercícios posturais para relaxamento, mobilidade, alongamento e fortalecimento tanto para corrigir deformidades torácicas e posturais, quanto para a prevenção destes.
Não fique de bobeira, aos primeiros sinais, procure orientação médica e siga todas as instruções por ele fornecidas.
Veja mais aquiEspero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário
Postar um comentário