Curta e Siga


Ar condicionado e Asma





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Ar condicionado e Asma.


Resultado de imagem para asma

O uso do ar condicionado pode trazer algumas desvantagens para a saúde. Uma delas é o fato de que tais aparelhos têm como função o resfriamento, o que acaba por tornar o ar seco. O corpo humano procura então se umidificar e se aquecer, sobrecarregando o sistema respiratório. O resultado pode ser a tosse e a coriza. Além disso, alergias podem estar associadas ao uso do ar condicionado.

Existem dois tipos de aparelhos: os periféricos, que são presos à parede e utilizados em ambientes pequenos como salas e residências, e o ar condicionado central que é aquele usado em grandes espaços como empresas, cinemas etc. O ar em aparelhos centrais sai através de dutos. No caso de pacientes asmáticos, a exposição em ambientes em que é utilizado o ar condicionado periférico acarreta menos problemas. Já aparelhos centrais muitas vezes não recebem manutenção periódica, sendo associados à proliferação de fungos e bactérias. É importante limpá-lo periodicamente para evitar doenças mais graves como a pneumonia.

O uso do ar condicionado, no entanto, não precisa ser evitado. Algumas dicas podem facilitar o convívio mais saudável com o aparelho, como, por exemplo, lavar seu filtro semanalmente, manter os ambientes limpos e fazer a manutenção periódica do aparelho. Fora isso, acostumar-se a beber água e líquidos durante o dia e arejar os ambientes diariamente ajuda. O principal, no entanto, é manter a asma controlada, assim o ar condicionado não o incomodará.

Publicado em 12/12/12 e revisado em 16/04/18
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário