Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Pesquisa mostra que asma pode ser amenizada com aerossóis.
Pesquisa mostra que asma pode ser amenizada com aerossóis
No VII Encontro de Iniciação Científica da UNIGRAN que ocorreu durante os dias 19 a 21 de setembro no salão de eventos da universidade reuniu vários trabalhos de iniciação científica, entre eles o trabalho com o tema "Asma: Uso de medicamento em aerossol", as famosas "bombinhas" usadas por quem tem a doença. O trabalho foi elaborado e apresentado pelos acadêmicos do curso de Farmácia.
Segundo os acadêmicos, a asma é uma doença comum e dados do International Study for Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC), a estimativa de prevalência na população brasileira encontram-se em torno de 20%.
O tratamento diretamente é feito no local por meio de administração dos remédios nos pulmões é possível por meio do uso de aerossóis, pois resulta em concentrações locais nos pulmões com pouca liberação sistêmica.
Segundo a acadêmica Jucicléa Pereira, esse tratamento reduz significativamente os efeitos colaterais sistêmicos dos fármacos. "Na prática mais de 90% dos pacientes asmáticos são capazes de manipular os dispositivos de inalação por isso esse tipo de tratamento é bem recomendado pelos médicos" ressalta Jucicléa.
Segundo dados da pesquisa científica, a asma é uma doença que não tem cura, entretanto, com um diagnóstico e tratamento corretos, os asmáticos podem levar uma vida normal. O profissional farmacêutico se torna fundamental neste contexto, uma vez que se apresenta como o elo entre o profissional prescritor e o uso do medicamento pelo pacinete, assim sua ação pode ser decisiva para garantir o uso racional dos medicamentos.
Fonte: Ciberjornalismo Unigran (*Josiane Micheli)
*Acadêmica do 6º semestre de Jornalismo da Unigran sob orientação do Prof.Me. Helton Costa
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário
Postar um comentário