Curta e Siga


Asmáticos são mais propensos a ter depressão





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Asmáticos são mais propensos a ter depressão.

Revendo dados de mais de 186 mil pessoas, os investigadores dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA observaram que pessoas asmáticas são mais propensas a ter depressão e ansiedade do que aquelas que não têm problemas respiratórios.

Os resultados indicaram uma taxa de distúrbios psicológicos de 7,5% nas pessoas com asma, contra apenas 3% entre a população geral do estudo. «A prevalência de sofrimento psicológico grave foi 2,5 vezes maior entre os adultos com asma, e, com o aumento dos distúrbios psicológicos sérios, há uma redução na qualidade de vida relacionada à saúde. A asma piora a qualidade de vida e o sofrimento psicológico grave também piora a qualidade de vida; juntas, elas sinergicamente fazem a qualidade de vida ainda pior», sublinhou o investigador David Callahan. 

De acordo com os autores, essas descobertas podem ser aplicadas para outras doenças crónicas, como diabetes. «Qualquer tipo de sofrimento mental dificulta a sua habilidade de controlar a doença bem, seja ela asma, diabetes ou outra», disse o investigador Emeka Oraka. E, segundo o especialista, esses resultados representam um sinal de alerta para os profissionais de saúde. «Problemas psicológicos são um poderoso indicador de qualidade de vida, ainda mais na presença de doenças crónicas. Não devemos desconsiderar a importância da saúde mental para esses pacientes», concluiu.

O estudo não explica, porém, se a asma propriamente causa problemas psicológicos, ou se os medicamentos usados por pessoas com problemas respiratórios podem cumprir um papel nessa relação, ou, ainda, se as pessoas com depressão e ansiedade são mais propensas a apresentar sintomas de asma. 

Por isso, os especialistas recomendam mais estudos sobre o assunto e maior atenção dos médicos para a maior prevalência de problemas de saúde mental em pacientes com doenças crónicas. 

Fonte

Postado por Dani Souto. Contato: danisouto@gmail.com

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário