Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Paracetamol pode aumentar asma e sibilâncias.
A asma é cada vez mais comum na população mundial e muitos especialistas sugerem que o uso generalizado de paracetamol possa estar a contribuir para este aumento, revela um estudo publicado na revista CHEST, noticia o site Saúde na Internet.
Um estudo publicado em 2008, que avaliou cerca de 200 mil doentes, já tinha sugerido um maior risco de asma e sibilâncias em pessoas que tomaram paracetamol (acetaminofeno).
Os cientistas sugerem que esta relação ocorre dado que o paracetamol reduz os níveis do antioxidante hidrossolúvel produzido pelo organismo, denominado glutationa, que se encontra no tecido pulmonar.
Para investigar este facto, J. Mark FitzGerald, do Vancouver Coastal Health Research Institute, no Canadá, decidiu examinar na literatura médica a relação entre o paracetamol e o risco de asma e sibilâncias.
Esta metanálise de 19 estudos traz provas adicionais que ajudam a explicar o aumento do risco de asma em crianças e adultos medicados com paracetamol (acetaminofeno).
Quando os investigadores realizaram a análise combinando os 19 estudos, que incluíram um total de 425.140 doentes, verificaram que o paracetamol estava associado a um aumento de 1,6 vezes do risco de asma.
Por exemplo, as crianças que foram expostas ao fármaco no útero materno apresentaram um risco 1,3 vezes superior de sofrerem de asma e 1,5 vezes superior de apresentarem sibilâncias. O único estudo que observou o uso de altas doses de acetaminofeno especificamente nas crianças concluía que o risco de asma triplicava.
Contudo, em declarações à imprensa, FitzGerald, aconselha os pais a não repudiarem o fármaco, caso o pediatra o aconselhe quando a criança tiver febre.
Já acessou hoje o blog Fisioterapia Respiratória?
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário
Postar um comentário